Vocês não são índias!!

25 jan

Depois que virei mãe que me dei conta como esse meio materno é cheio de modismos e códigos próprios.

Ultimamente tenho lido algumas mães se auto intitularem “índias”, por escolherem um parto natural, por utilizarem fraldas de pano, por penduraram um colar de âmbar, por amamentarem, por usarem sling, por fazer cama compartilhada, ou qualquer outra atitude que vá contra a lógica hegemônica de criação e nascimento.

Acho muito bacana várias dessas coisas que as auto intituladas “índias” pregam e fazem. Também tenho consciência que essa auto nomeação é uma resposta a um obstetra fofo que disse que mulher da cidade não consegue parir naturalmente, porque elas não são índias. E não somos mesmo!

É muito importante nos empoderarmos quanto ao nosso corpo, capacidade de fazer nascer e amamentar um bebê, mas isso não nos faz índias. Continuamos sendo mulheres da cidade, com toda assistência pública e privada ao nosso alcance. Nossos bebês tem pleno acesso ao SUS, participamos de fóruns on-line, temos internet em casa e compramos fraldas de pano em lojas virtuais.

É ofensivo vocês se chamarem de índias. Vocês estão generalizando a diversidade da cultura indígena, elas não são todas iguais, não existe “a índia”, cada etnia tem uma riqueza cultural enorme. Vocês demonstram uma total falta de noção sobre a realidade indígena brasileira, romantizando a vida sofrida dessas mulheres, que muitas vezes precisam pedir dinheiro para sobreviver, e que estão longe de ter uma doula, um parto humanizado, ou assistência plena a saúde.
Fui doar as roupinhas do Miguel que não serviam mais para uma moça do Morro dos Cavalos, que sempre está com as crianças no calçadão. Eu não vi seus filhos com fralda de pano, eu não vi colar de âmbar no pescoço de ninguém, eu vi crianças comendo salgadinho e refrigerante porque provavelmente foi o que alguém deu a eles.

É ofensivo quando alguém repleto de privilégios se auto intitula uma minoria.
Por isso parem, apenas parem de se chamar de índias.

2 Respostas to “Vocês não são índias!!”

  1. Maria Octavia 28/01/2015 às 14:23 #

    obrigada por escrever isso. eu já estava ficando de saco cheio dessa palhaçada.
    está faltando conhecimento nesses grupinhos aí!!!

  2. Raisa Arruda 13/09/2015 às 22:28 #

    Sensacional!!!! Faz tempo que penso sobre isso, mas nunca consegui fechar o raciocínio, principalmente agora com a situação insustentável no MS e o Brasil calado sobre isso. E as gatas urbanas se chamando de indias sem refletir sobre a implicação política desse rótulo.

Deixe um comentário